Canva
A Justiça do Trabalho reconheceu o vínculo empregatício entre uma trabalhadora e o próprio pai, proprietário de uma loja de calçados em Goiânia. Embora o empresário afirmasse que a filha não era funcionária, mas atuava como se fosse proprietária do estabelecimento, o processo demonstrou a presença dos elementos que caracterizam relação de emprego: pessoalidade, não eventualidade, subordinação e onerosidade.
A decisão foi proferida pela juíza Ludmilla Ludovico Evangelista da Rocha, da 7ª Vara do Trabalho de Goiânia. O pai foi condenado ao pagamento de verbas rescisórias, gratificação de quebra de caixa e seus reflexos, FGTS e multa prevista no artigo 477 da CLT.
A autora, representada pela advogada Caroline Andrade, relatou que foi chamada para substituir uma funcionária em período de férias, mas, após a saída definitiva da colaboradora, permaneceu na função de vendedora. Ela afirmou que cumpria horários definidos pelo pai, trabalhava de terça a domingo, não tinha autonomia nas decisões e acabou demitida após uma discussão familiar.
A defesa confirmou que ela prestava serviços, mas sustentou que, por se tratar de uma empresa familiar, a filha não era empregada e desempenhava as atividades como se fosse gestora do negócio.
Para a magistrada, os depoimentos comprovaram que a autora trabalhava de forma contínua, com remuneração e sem autonomia. Também ficou demonstrado que ela precisava enviar relatórios diários, solicitar autorização para ausências e cumprir jornada fixa, evidenciando subordinação.
Diante disso, a juíza afastou a tese de auxílio familiar e reconheceu o vínculo de emprego entre as partes.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
01/12/2025
Antes da fama mundial, Shakira fez shows em Goiânia com ingressos a partir de R$ 5
Artista confirmada em megashow gratuito em Copacabana esteve duas vezes na capital goiana nos anos 1990
01/12/2025
Goiânia testa modelo inédito no Brasil para registrar feminicídio como causa de morte
Projeto piloto muda a forma de registro em declarações de óbito e pode influenciar políticas públicas em todo o país
01/12/2025
Maquiador de famosos é investigado por suspeita de desviar quase R$ 300 mil de salão em Goiânia
Polícia Civil apura transferências bancárias feitas durante sociedade e investiga se houve crime ou apenas conflito comercial
01/12/2025
Santander promove leilão on-line com mais de 1,1 mil imóveis; Goiás tem 113 oportunidades
Evento ocorre no dia 3 de março e reúne casas, apartamentos, terrenos e imóveis comerciais em vários estados