Divulgação
Aos 11 anos, Isaque Gabriel Crispim de Oliveira, morador de Goiânia, já escreveu oito livros e se prepara para prestar o vestibular de medicina em 2026, com o objetivo de realizar o sonho de se tornar médico. Diagnosticado com altas habilidades e superdotação (AH/SD), o menino chama atenção pelo raciocínio avançado e interesses diversos.
Segundo o pai, Harley Silva Oliveira, Isaque apresenta uma mente com capacidade comparável à de um adulto, discutindo temas complexos como política, economia e matemática. Desde os 8 meses de idade, o menino já pronunciava palavras claramente e, com 1 ano e meio, lia e escrevia pequenas frases. Antes de completar três anos, escreveu seu primeiro livro, “O maior acidente radioativo de Goiânia”, em apenas dois dias.
O diagnóstico de altas habilidades ocorreu aos cinco anos, após observações da família e professores. Isaque passou por acompanhamento com neuropediatra e neuropsicólogo, que confirmaram a superdotação e desempenho intelectual superior à média.
Apesar da rotina intensa, Isaque frequenta escola convencional, mantém amizades, pratica tênis, joga xadrez e participa de atividades extracurriculares, como o curso Enriquecimento da Aprendizagem para Desenvolvimento de Habilidades (Head), da PUC Minas.
Atualmente, o foco do menino está na preparação para o vestibular de medicina. Ele é autodidata e já alcançou 80% de acerto em simulado da Fuvest. Caso aprovado, será necessário acionar a Justiça para garantir sua matrícula, de acordo com a legislação que reconhece crianças com altas habilidades como especiais para fins educacionais.
Além dos livros já publicados, Isaque planeja lançar em breve uma obra sobre cardiopatia congênita, inspirada na irmã caçula, ampliando ainda mais seu repertório literário voltado para crianças e adultos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.