Minaçu ganha destaque mundial na produção de terras raras utilizadas em tecnologias limpas

POR Marcos Paulo | 28/07/2025
Minaçu ganha destaque mundial na produção de terras raras utilizadas em tecnologias limpas

Foto: Google Street View

M

Minaçu, cidade do norte goiano, entrou de vez no mapa da transição energética global. O município se tornou o único fora da Ásia a produzir comercialmente quatro elementos magnéticos essenciais para tecnologias limpas, como carros elétricos e turbinas eólicas.

 

O feito inédito é da Serra Verde Pesquisa e Mineração (SVPM), que iniciou sua produção em escala comercial em janeiro de 2024. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a mineradora é a única fora da Ásia a extrair e comercializar disprósio (Dy), térbio (Tb), neodímio (Nd) e praseodímio (Pr), utilizados na fabricação de ímãs permanentes.

 

“A atuação da Serra Verde coloca o Brasil em posição estratégica na geopolítica dos minerais críticos”, destacou o MME. A empresa já gera cerca de 400 empregos diretos, com 72% da mão de obra formada por moradores de Minaçu, que possui pouco mais de 27 mil habitantes.

 

A cidade, que no passado teve sua economia baseada na exploração do amianto, agora aposta na mineração de terras raras como motor de desenvolvimento sustentável. O diferencial da região é a presença de depósitos em argila iônica, onde se encontram elementos mais valiosos e difíceis de extrair, como os de categoria pesada.

 

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o Brasil possui a segunda maior reserva de terras raras do mundo, atrás apenas da China — que ainda domina a produção e o refino global desses insumos.

 

Os números da exportação mostram a força de Goiás no setor: só em maio deste ano, o estado exportou 60 toneladas de terras raras, no valor de US$ 965 mil. Em fevereiro, foram 419 toneladas, gerando US$ 5,7 milhões, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

 

🔬 O que são terras raras?
Apesar do nome, elas não são exatamente “raras” na natureza, mas difíceis de separar de outros minerais. São 17 elementos químicos divididos em três grupos:

 

  • Leves: lantânio, cério, praseodímio, neodímio
  • Médios: samário, európio, gadolínio
  • Pesados: térbio, disprósio, hólmio, túlio, itérbio, lutécio, ítrio

 

Segundo o professor André Carlos Silva, da Universidade Federal de Catalão (UFCat), o Brasil produz majoritariamente terras raras leves. O grande diferencial de Minaçu está justamente na extração de elementos pesados, mais escassos e valorizados no mercado internacional.

 

 

 

 

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Goiás 28/07/2025 Homem é preso em Bela Vista de Goiás suspeito de estuprar menino de 4 anos e pagar para manter silêncio

Polícia Civil prende homem flagrado em crime de abuso infantil, que também armazenava vídeos ilegais; investigação busca identificar outras

Goiás 28/07/2025 Operação Olho Vivo fecha panificadora em Goiânia por más condições de higiene

Polícia Civil e Vigilância Sanitária apreenderam 50 quilos de produtos impróprios para consumo durante fiscalização no Jardim Goiás.

Goiás 28/07/2025 Goiânia Restaurant Week chega à 8ª edição com 35 restaurantes e menus inspirados na Itália

Festival gastronômico vai até outubro e oferece menus completos a preços fixos, com opção de doação solidária para ONG.

Goiás 28/07/2025 Leonardo, Zé Felipe e Ana Castela aparecem juntos em Goiânia e levantam rumores

Encontros registrados nas redes sociais agitaram fãs, que especulam sobre um clipe e até uma possível versão de clássico internacional.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES