Minaçu ganha destaque mundial na produção de terras raras utilizadas em tecnologias limpas

POR Marcos Paulo | 28/07/2025
Minaçu ganha destaque mundial na produção de terras raras utilizadas em tecnologias limpas

Foto: Google Street View

M

Minaçu, cidade do norte goiano, entrou de vez no mapa da transição energética global. O município se tornou o único fora da Ásia a produzir comercialmente quatro elementos magnéticos essenciais para tecnologias limpas, como carros elétricos e turbinas eólicas.

 

O feito inédito é da Serra Verde Pesquisa e Mineração (SVPM), que iniciou sua produção em escala comercial em janeiro de 2024. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a mineradora é a única fora da Ásia a extrair e comercializar disprósio (Dy), térbio (Tb), neodímio (Nd) e praseodímio (Pr), utilizados na fabricação de ímãs permanentes.

 

“A atuação da Serra Verde coloca o Brasil em posição estratégica na geopolítica dos minerais críticos”, destacou o MME. A empresa já gera cerca de 400 empregos diretos, com 72% da mão de obra formada por moradores de Minaçu, que possui pouco mais de 27 mil habitantes.

 

A cidade, que no passado teve sua economia baseada na exploração do amianto, agora aposta na mineração de terras raras como motor de desenvolvimento sustentável. O diferencial da região é a presença de depósitos em argila iônica, onde se encontram elementos mais valiosos e difíceis de extrair, como os de categoria pesada.

 

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o Brasil possui a segunda maior reserva de terras raras do mundo, atrás apenas da China — que ainda domina a produção e o refino global desses insumos.

 

Os números da exportação mostram a força de Goiás no setor: só em maio deste ano, o estado exportou 60 toneladas de terras raras, no valor de US$ 965 mil. Em fevereiro, foram 419 toneladas, gerando US$ 5,7 milhões, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

 

🔬 O que são terras raras?
Apesar do nome, elas não são exatamente “raras” na natureza, mas difíceis de separar de outros minerais. São 17 elementos químicos divididos em três grupos:

 

  • Leves: lantânio, cério, praseodímio, neodímio
  • Médios: samário, európio, gadolínio
  • Pesados: térbio, disprósio, hólmio, túlio, itérbio, lutécio, ítrio

 

Segundo o professor André Carlos Silva, da Universidade Federal de Catalão (UFCat), o Brasil produz majoritariamente terras raras leves. O grande diferencial de Minaçu está justamente na extração de elementos pesados, mais escassos e valorizados no mercado internacional.

 

 

 

 

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Goiás 28/07/2025 Após golpe do PIX, lanchonete em Anápolis envia pedra e restos de comida no lugar do pedido

Empresário decidiu brincar com a situação após perceber tentativa de golpe repetida; cliente chegou a elogiar o “lanche”

Goiás 28/07/2025 Defesa de estudante que teve bolsa suspensa após ostentar na internet diz que viagens foram pagas por namorado

Segundo os advogados da jovem, ela está sendo vítima de linchamento moral e não usou recursos da bolsa para bancar passeios

Goiás 28/07/2025 Mastercard oferece Uber gratuito até o aeroporto em Goiânia e Brasília

Benefício exclusivo é válido para clientes dos cartões Black e Platinum cadastrados no programa Mastercard Viagens e Concierge

Goiás 28/07/2025 Acidente deixa um morto e 13 feridos nas rodovias federais de Goiás no fim de semana

PRF registrou 22 acidentes e aplicou mais de 500 autuações em operações de fiscalização entre os dias 25 e 27 de julho.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES