A servidora pública Mônica Vidal, de 45 anos, ficou ferida após ser atingida por uma descarga elétrica provocada por um raio durante um ato realizado neste domingo (25), na Praça do Cruzeiro, em Brasília. O evento foi organizado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e ocorreu em meio a uma forte chuva.
Em entrevista, Mônica relatou o momento de pânico vivido no local. Segundo ela, o raio caiu de forma repentina e provocou um clarão intenso. “Eu vi o raio como se fosse uma explosão. Foi tão forte que todo mundo caiu. Eu senti meu braço envergar, fiquei dura e caí para trás”, contou. Mesmo ferida, ela conseguiu se levantar para ajudar o marido, que também havia sido atingido.
De acordo com Mônica Vidal, várias pessoas estavam próximas a uma grade metálica no momento da descarga elétrica, o que pode ter agravado os ferimentos. “Teve gente que saiu com a mão preta porque estava com ela no ferro. Está sendo traumático, o pessoal achou que tinha sido um atentado”, relatou. Ela destacou ainda que, momentos antes, havia idosos e crianças no local, que se afastaram quando a chuva se intensificou. “Poderia ter sido muito pior”, completou.
O marido dela, Antônio Silva, de 39 anos, também foi atingido pelo raio, na região do abdômen. Ele contou que não conseguiu se levantar logo após o impacto. “Pensei que era uma bomba por causa do clarão. Quando tentei levantar, parecia que tinha passado uma faca em mim”, disse. Antônio afirmou ainda que teve a sensação de que o chão havia se aberto no momento da descarga. “Eu vi a morte”, relatou.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), ao todo, 72 pessoas precisaram de atendimento durante o ato, sendo mais de 30 encaminhadas a unidades de saúde. Oito atendimentos tiveram relação direta com a descarga elétrica causada pelo raio. O capitão Robson, do CBMDF, informou que muitos dos atendidos apresentaram quadros de hipotermia, além de queimaduras nas mãos e no tórax.
Além dos atendimentos realizados no local, outras pessoas procuraram atendimento médico por conta própria. Até as 15h, pelo menos 35 feridos deram entrada no Hospital de Base e no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Informações preliminares indicam que um raio pode ter atingido um guindaste, fazendo com que a descarga elétrica se espalhasse pela área e atingisse pessoas próximas. Não houve registro de mortes.
Com informações de Mais Goiás.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
26/01/2026
Antes da fama mundial, Shakira fez shows em Goiânia com ingressos a partir de R$ 5
Artista confirmada em megashow gratuito em Copacabana esteve duas vezes na capital goiana nos anos 1990
26/01/2026
Goiânia testa modelo inédito no Brasil para registrar feminicídio como causa de morte
Projeto piloto muda a forma de registro em declarações de óbito e pode influenciar políticas públicas em todo o país
26/01/2026
Maquiador de famosos é investigado por suspeita de desviar quase R$ 300 mil de salão em Goiânia
Polícia Civil apura transferências bancárias feitas durante sociedade e investiga se houve crime ou apenas conflito comercial
26/01/2026
Santander promove leilão on-line com mais de 1,1 mil imóveis; Goiás tem 113 oportunidades
Evento ocorre no dia 3 de março e reúne casas, apartamentos, terrenos e imóveis comerciais em vários estados