Foto: Divulgação
O deputado estadual Clécio Alves (Republicanos) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca transformar as Guardas Civis Municipais (GCMs) em Polícias Municipais. A iniciativa amplia suas competências, permitindo atuação no policiamento ostensivo e na segurança urbana. O texto agora será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
A proposta modifica os artigos 65, 97, 121 e 124 da Constituição Estadual, oficializando a Polícia Municipal como uma força de segurança dos municípios. A medida surge após decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a possibilidade de as guardas municipais ampliarem suas atribuições, incluindo o policiamento ostensivo comunitário.
Segundo Clécio Alves, a PEC fortalece a segurança pública ao aproximar o policiamento da população e complementar o trabalho das polícias estaduais. “O STF já validou a atuação das guardas municipais nesse sentido. Nossa proposta avança ainda mais, permitindo que os municípios criem suas próprias polícias, proporcionando mais segurança e eficiência no combate à criminalidade”, destacou o deputado.
Além de reforçar a autonomia dos municípios, a proposta estabelece que a Polícia Municipal será fiscalizada pelo Ministério Público, garantindo transparência e respeito aos direitos humanos. Caso aprovada, a PEC redefinirá o papel das Guardas Civis Municipais em Goiás, concedendo-lhes poder de patrulhamento e prevenção ao crime.
Paralelamente à tramitação na Alego, a Câmara Municipal de Goiânia também discute um projeto semelhante. De autoria do presidente da Casa, Romário Policarpo (PRD), a proposta busca converter a Guarda Civil Metropolitana (GCM) em Polícia Municipal. Apresentada originalmente em 2017, a iniciativa volta à pauta após o STF reafirmar a constitucionalidade da ampliação das atribuições das guardas municipais na segurança urbana.
Com informações de Mais Goiás.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
11/03/2025
Antes da fama mundial, Shakira fez shows em Goiânia com ingressos a partir de R$ 5
Artista confirmada em megashow gratuito em Copacabana esteve duas vezes na capital goiana nos anos 1990
11/03/2025
Goiânia testa modelo inédito no Brasil para registrar feminicídio como causa de morte
Projeto piloto muda a forma de registro em declarações de óbito e pode influenciar políticas públicas em todo o país
11/03/2025
Maquiador de famosos é investigado por suspeita de desviar quase R$ 300 mil de salão em Goiânia
Polícia Civil apura transferências bancárias feitas durante sociedade e investiga se houve crime ou apenas conflito comercial
11/03/2025
Santander promove leilão on-line com mais de 1,1 mil imóveis; Goiás tem 113 oportunidades
Evento ocorre no dia 3 de março e reúne casas, apartamentos, terrenos e imóveis comerciais em vários estados