Divulgação
Um pescador capturou uma piraíba de impressionantes 2,06 metros no Rio Araguaia, em Luiz Alves, distrito do município de São Miguel do Araguaia, no oeste de Goiás. O responsável pelo feito foi Caiuã Breno Carvalho Fernandes, de 27 anos, que trabalha como guia de pesca na região. Ele afirma que esse foi o maior peixe que já fisgou, embora ainda sonhe com um exemplar ainda maior.
O registro foi feito no dia 29 de junho, durante um passeio com o amigo Victor — também guia — e a família. Após horas no rio, por volta das 15h, decidiram buscar peixes maiores. A primeira tentativa não teve sucesso por conta da presença de botos. No segundo ponto, em menos de 30 minutos, a piraíba apareceu.
Caiuã relatou que precisou de quase uma hora para capturar o peixe, que só foi completamente dominado próximo ao pôr do sol. Ele já havia pescado outras piraíbas de até 2 metros e pirararas de 1,60 metros, mas afirma que seu objetivo é fisgar uma piratinga, que pode ultrapassar os 2,30 metros.
Para o guia, a chave do sucesso na pesca é a insistência. “Não tem hora, tem que ficar lá até conseguir”, diz. A pesca no Rio Araguaia é esportiva, com cota zero — todos os peixes precisam ser devolvidos ao rio.
Caiuã destaca que a política de cota zero é fundamental para garantir a reprodução e o crescimento dos animais. “Se não fosse isso, um peixe desse porte não existiria mais”, afirmou. Ele também comemora o aumento do número de peixes grandes e cardumes na região, o que confirma o impacto positivo da preservação ambiental.
Incêndio ocorreu no Jardim Goiás; causas ainda serão investigadas pelo Corpo de Bombeiros
Perfil foi suspenso sem aviso prévio e a exclusão gerou prejuízo profissional à jovem, que possui contratos de publicidade ativos
Ao todo, R$ 49 mil ainda não foram retirados pelos ganhadores do sorteio de março; prêmios expiram após 90 dias