Imagem: reprodução/redes sociais
Nesta segunda-feira (18), a juíza eleitoral Zulailde Viana Oliveira condenou o prefeito eleito de Campestre de Goiás, Esmeraldo Correia Guimarães (PDT), por divulgar pesquisa irregular durante o pleito. A decisão da juíza inclui uma multa de R$ 53,2 mil. Ainda cabe recurso.
A ação alega as seguintes irregularidades: ausência de complementação da pesquisa para informar o número de eleitores pesquisados em cada setor censitário e a composição quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados na amostra final da área de abrangência da pesquisa; e ausência de envio do relatório completo com os resultados da pesquisa.
Para a juíza, apesar do prefeito eleito não ter contratado a pesquisa, ele “divulgou ativamente o resultado da pesquisa eleitoral em pelo menos três postagens na rede social Instagram”.
A juíza ainda apontou que, conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorre a sanção de quem divulga pesquisa sem o prévio registro.
Com informações Mais Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Mensagem publicada durante evento oficial gerou condenação criminal por crime contra a honra do prefeito Diego Sorgatto.
Ação solidária do Abrigo dos Animais Refugados visa encontrar lares responsáveis para filhotes e adultos, com apoio da comunidade e triagem
Polícia aponta inconformismo com separação como principal motivação para o crime, ocorrido na Avenida Perimetral Norte.
A iniciativa da Seccional visa esclarecer os recorrentes atrasos nos repasses e garantir maior transparência e previsibilidade à advocacia