Imagem: reprodução/redes sociais
Nesta segunda-feira (18), a juíza eleitoral Zulailde Viana Oliveira condenou o prefeito eleito de Campestre de Goiás, Esmeraldo Correia Guimarães (PDT), por divulgar pesquisa irregular durante o pleito. A decisão da juíza inclui uma multa de R$ 53,2 mil. Ainda cabe recurso.
A ação alega as seguintes irregularidades: ausência de complementação da pesquisa para informar o número de eleitores pesquisados em cada setor censitário e a composição quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados na amostra final da área de abrangência da pesquisa; e ausência de envio do relatório completo com os resultados da pesquisa.
Para a juíza, apesar do prefeito eleito não ter contratado a pesquisa, ele “divulgou ativamente o resultado da pesquisa eleitoral em pelo menos três postagens na rede social Instagram”.
A juíza ainda apontou que, conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorre a sanção de quem divulga pesquisa sem o prévio registro.
Com informações Mais Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Expansão de corredores como BRT e VLT deve aumentar número de passageiros e aproximar a capital de padrões globais de mobilidade.
Mutirão Meu Pai Tem Nome será realizado em agosto pela Defensoria Pública de Goiás para viabilizar o reconhecimento de paternidade
Secretaria da Economia soma R$ 3,37 bilhões em débitos pendentes com a Receita Estadual
Iniciativa da CMO Construtora contará com gincanas e brincadeiras gratuitas para todas as idades em frente ao Parque Areião