Canva
O crescimento da produção de grãos em Goiás elevou a necessidade de armazenamento no Estado. De acordo com análise da Inteligência de Mercado Agropecuário da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com base em dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Goiás conta em 2025 com capacidade estática de 17,5 milhões de toneladas em 695 unidades, garantindo a quarta posição no ranking nacional.
Nos últimos dez anos, a capacidade de armazenagem passou de 14,3 milhões para 17,5 milhões de toneladas, avanço de 22,2%. Entretanto, o aumento ainda não acompanha a expansão da produção de grãos, que mais que dobrou de 17,5 milhões de toneladas na safra 2015/16 para 36,9 milhões na safra 2024/25, crescimento de 110,7%.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, ressaltou que o crescimento da produção confirma a força do agronegócio goiano, mas reforçou a importância de investimentos em armazenagem para garantir eficiência, competitividade e segurança em toda a cadeia produtiva.
Os dados constam na 72ª edição do Agro em Dados, publicação mensal da Seapa que neste mês destaca a armazenagem de grãos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.