Foto: Reprodução
Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) quer impedir o uso de bonecos hiper-realistas, conhecidos como bebês reborn, para conseguir vantagens destinadas a crianças de colo em serviços públicos e privados.
A proposta, de autoria do deputado estadual George Morais (PDT), proíbe que os bonecos sejam usados para furar filas, garantir atendimento preferencial, acessar benefícios em hospitais, transporte coletivo, eventos ou simular atendimentos médicos.
O texto já foi aprovado em relatório e encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Em caso de descumprimento, estão previstas sanções como:
Os valores arrecadados devem ser destinados ao Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (FECAD). Além disso, estabelecimentos públicos e privados deverão afixar placas alertando sobre a proibição.
Na justificativa, o parlamentar lembra que situações do tipo já foram registradas em outros estados. Em maio, por exemplo, uma jovem levou um bebê reborn a uma UPA na Bahia, o que gerou discussões sobre possíveis fraudes em atendimentos prioritários.
O projeto deixa claro que o uso recreativo ou terapêutico dos bonecos não será afetado. A matéria ainda precisa ser analisada pelas comissões antes de seguir para votação em plenário.
Com informações de Jornal Opção.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
15/09/2025
Antes da fama mundial, Shakira fez shows em Goiânia com ingressos a partir de R$ 5
Artista confirmada em megashow gratuito em Copacabana esteve duas vezes na capital goiana nos anos 1990
15/09/2025
Goiânia testa modelo inédito no Brasil para registrar feminicídio como causa de morte
Projeto piloto muda a forma de registro em declarações de óbito e pode influenciar políticas públicas em todo o país
15/09/2025
Maquiador de famosos é investigado por suspeita de desviar quase R$ 300 mil de salão em Goiânia
Polícia Civil apura transferências bancárias feitas durante sociedade e investiga se houve crime ou apenas conflito comercial
15/09/2025
Santander promove leilão on-line com mais de 1,1 mil imóveis; Goiás tem 113 oportunidades
Evento ocorre no dia 3 de março e reúne casas, apartamentos, terrenos e imóveis comerciais em vários estados