Foto: Pedro Gontijo/ Senado Federal
Em uma reunião realizada na terça-feira (02) em Brasília, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), discutiu com governadores uma proposta que pode reduzir a dívida de Goiás em aproximadamente R$ 1,6 bilhão. A mudança no índice de correção das dívidas estaduais foi o principal tema da discussão, conforme informado pela Secretaria Estadual da Economia.
Participaram da reunião o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), e outros quatro governadores. A proposta visa substituir o Coeficiente de Atualização Monetária (CAM) - atualmente composto pelo IPCA mais 4% ou a taxa Selic, escolhendo a menor - por um novo indexador, que seria o IPCA mais 1% ou 2% de juros.
Além da alteração no indexador, foram discutidas outras três propostas: a destinação de 1% dos juros para um fundo de equalização, a aplicação desses juros em investimentos, e a possibilidade de utilizar ativos, como imóveis ou estatais, para amortizar o saldo devedor.
Após a reunião, que durou mais de quatro horas e ocorreu na residência oficial do Senado, Ronaldo Caiado elogiou a iniciativa de Pacheco e pediu melhores condições ao governo federal, liderado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Caiado questionou por que o governo oferece condições facilitadas para empresas por meio de programas como o Refis, enquanto os entes federativos não recebem um indexador que apenas ajuste o valor pela inflação, sem acréscimo de juros.
Caiado defende a correção apenas pelo IPCA, sem juros adicionais, ou uma alternativa onde o IPCA mais 1% de juros seja integralmente destinado ao fundo de equalização. O Ministério da Fazenda apoia a ideia do fundo e dos investimentos, sugerindo que os recursos sejam utilizados inicialmente em educação profissionalizante, enquanto os governadores propõem a ampliação para as áreas de infraestrutura e segurança pública.
Além de Caiado, estiveram presentes os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD).
Fonte: O Popular
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Expansão de corredores como BRT e VLT deve aumentar número de passageiros e aproximar a capital de padrões globais de mobilidade.
Mutirão Meu Pai Tem Nome será realizado em agosto pela Defensoria Pública de Goiás para viabilizar o reconhecimento de paternidade
Secretaria da Economia soma R$ 3,37 bilhões em débitos pendentes com a Receita Estadual
Iniciativa da CMO Construtora contará com gincanas e brincadeiras gratuitas para todas as idades em frente ao Parque Areião