Canva
A lei municipal sancionada pelo prefeito Sandro Mabel, que impede o funcionamento das distribuidoras de bebidas em Goiânia após 23h59, provocou uma queda de 55% a 60% na receita desses estabelecimentos, segundo estimativa de Franciely Gomes, secretária-geral da recém-criada Associação de Distribuidoras e Empórios de Bebidas do Estado de Goiás (Adebego). A quantidade de empregos no setor também teria diminuído cerca de 30%.
Atualmente, existem 3,5 mil distribuidoras com CNPJ regularizado na capital goiana, número que quase dobra se incluídos os empresários informais. Parte desses empreendedores se reuniu no dia 8 de outubro para criar a Adebego, oficializada em solenidade na Câmara Municipal 12 dias depois.
Buscando alternativas para o setor, vereadores se disponibilizaram a ajudar. Um dos projetos que agrada a categoria é do vereador Tião Peixoto (PSDB), que permite funcionamento até 4h59, mas sem atendimento presencial após a meia-noite. Franciely Gomes afirmou que a categoria estaria aberta a negociar uma contraproposta com horário de funcionamento até 3h da manhã.
Outros dois projetos estão em tramitação: um do vereador Bruno Diniz, que propõe abertura até 1h, e outro do vereador Igor Franco, com funcionamento até 2h da manhã, mas nenhum atende integralmente às demandas do setor.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
30/10/2025
Antes da fama mundial, Shakira fez shows em Goiânia com ingressos a partir de R$ 5
Artista confirmada em megashow gratuito em Copacabana esteve duas vezes na capital goiana nos anos 1990
30/10/2025
Goiânia testa modelo inédito no Brasil para registrar feminicídio como causa de morte
Projeto piloto muda a forma de registro em declarações de óbito e pode influenciar políticas públicas em todo o país
30/10/2025
Maquiador de famosos é investigado por suspeita de desviar quase R$ 300 mil de salão em Goiânia
Polícia Civil apura transferências bancárias feitas durante sociedade e investiga se houve crime ou apenas conflito comercial
30/10/2025
Santander promove leilão on-line com mais de 1,1 mil imóveis; Goiás tem 113 oportunidades
Evento ocorre no dia 3 de março e reúne casas, apartamentos, terrenos e imóveis comerciais em vários estados