Foto: Seapa-GO
A safra de cereais, leguminosas e oleaginosas em Goiás está projetada para alcançar um recorde histórico em 2025, segundo o 4º Levantamento Sistemático de Grãos 2024/25, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e analisado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A estimativa é de 33,7 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 11,4% em relação à safra anterior, equivalente a 3,4 milhões de toneladas adicionais.
Produção de milho e soja em destaque
A produção de milho em Goiás para a safra 2024/25 é um dos principais destaques, com previsão de aumento de 12,7%, totalizando 12,7 milhões de toneladas. Esse crescimento contrasta com o aumento nacional, projetado em apenas 3,3%, alcançando 119,5 milhões de toneladas.
Em relação à soja, a safra estadual deve chegar a 18,7 milhões de toneladas, um aumento de 11,7% em comparação ao ciclo anterior. No cenário nacional, a produção deve atingir 166,3 milhões de toneladas, registrando um incremento de 12,6%.
Impactos no mercado
A Seapa ressalta que, para 2025, espera-se um aumento na demanda interna por milho, o que pode reduzir a oferta do cereal para o mercado internacional. Além disso, ajustes nos quadros de oferta e demanda de farelo e óleo de soja para a safra 2023/24 foram adotados, em razão do crescimento nas exportações de óleo de soja, cuja tendência deve se estender ao longo de 2025.
Posição estratégica de Goiás
“Goiás é o quarto maior produtor nacional de grãos, com participação de 10,5% dos produtos agrícolas do país. Essa posição reflete os investimentos dos agricultores em tecnologia e também as iniciativas do Governo de Goiás para melhorar a infraestrutura logística e o acompanhamento produtivo, fatores que têm impactado positivamente a economia local”, destacou o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende.
Dados do IBGE reforçam otimismo
Em complemento às previsões da Conab, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também projeta resultados positivos para as safras de 2025. Segundo o Terceiro Prognóstico do IBGE, o aumento na produção goiana está atrelado principalmente ao desempenho da soja (18,4%) e da cana-de-açúcar (14,5%).
O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE revela ainda que milho, soja e sorgo representam 97,6% da produção estimada em Goiás e correspondem a 96,3% da área a ser colhida. A área plantada de cana-de-açúcar no estado também deve crescer 1,2%, alcançando 1,02 milhão de hectares em 2025.
Com informações da Agência Cora de Notícias.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Expansão de corredores como BRT e VLT deve aumentar número de passageiros e aproximar a capital de padrões globais de mobilidade.
Mutirão Meu Pai Tem Nome será realizado em agosto pela Defensoria Pública de Goiás para viabilizar o reconhecimento de paternidade
Secretaria da Economia soma R$ 3,37 bilhões em débitos pendentes com a Receita Estadual
Iniciativa da CMO Construtora contará com gincanas e brincadeiras gratuitas para todas as idades em frente ao Parque Areião