Fotos: Iron Braz
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está atenta à baixa cobertura vacinal contra a febre amarela em crianças menores de 1 ano de idade.
Dados recentes mostram que apenas 72,77% desse público-alvo foram vacinados no estado, número bem abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Em 2025, o Brasil já registrou 45 casos da doença em São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Pará, com 21 óbitos confirmados.
A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos silvestres, como os dos gêneros Haemagogus e Sabethes, comuns em áreas rurais e de mata. A vacinação é a principal forma de prevenção, sendo eficaz e segura, com décadas de comprovação científica.
No entanto, a baixa adesão à vacina entre crianças menores de 1 ano de idade compromete não apenas a proteção individual, mas também a coletiva, já que a imunização em massa é essencial para a prevenção da doença.
“Quando a cobertura vacinal está abaixo do esperado, aumentam as chances de surtos da doença”, explica a Gerente de Imunização da SES-GO, Joice Dorneles.
A vacina contra a febre amarela é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e faz parte do calendário básico de imunização das crianças de 9 meses a menores de 5 anos (sendo uma dose aos 9 meses e uma dose de reforço aos 4 anos de idade) e dose única na população de 5 a 59 anos de idade não-vacinada.
Com informações de Agência Cora.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Polícia Civil prende homem flagrado em crime de abuso infantil, que também armazenava vídeos ilegais; investigação busca identificar outras
Polícia Civil e Vigilância Sanitária apreenderam 50 quilos de produtos impróprios para consumo durante fiscalização no Jardim Goiás.
Festival gastronômico vai até outubro e oferece menus completos a preços fixos, com opção de doação solidária para ONG.
Encontros registrados nas redes sociais agitaram fãs, que especulam sobre um clipe e até uma possível versão de clássico internacional.