Foto: Divulgação
Diante da total omissão dos responsáveis pelo lixão Ouro Verde, em Padre Bernardo, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) assumiu nesta segunda-feira (30) o controle das ações emergenciais para conter os impactos ambientais provocados pelo desabamento de uma montanha de lixo, ocorrido no último dia 18 de junho. O acidente atingiu o córrego Santa Bárbara, contaminando a água com resíduos e chorume.
A Semad, junto com os demais órgãos que integram o gabinete de crise — ICMBio, Corpo de Bombeiros, prefeitura de Padre Bernardo e Defesa Civil — iniciará medidas imediatas como a remoção de aproximadamente 42 mil metros cúbicos de lixo da grota, o desvio do curso do córrego e o esvaziamento de três lagoas de chorume presentes no local.
Em relatório técnico, a Semad destacou que todas as possibilidades de ação operacional por parte das instituições foram esgotadas, reforçando que a ausência de resposta da empresa comprometeu a continuidade das ações emergenciais. A pasta já trabalha na formalização dos documentos para contratar os serviços necessários.
A secretária Andréa Vulcanis participou da reunião que definiu a nova estratégia, que também prevê medidas mais rigorosas contra a empresa responsável e maior articulação com outros órgãos de fiscalização.
A omissão mais recente dos donos do lixão ocorreu neste fim de semana. Apesar de terem prometido, no dia 27 de junho, desviar o curso do córrego afetado, técnicos constataram no dia seguinte que a proposta apresentada era inviável. Além disso, a empresa deixou de executar outras ações urgentes, como a construção de um barramento para evitar que os resíduos cheguem ao Rio do Sal, o bombeamento da água contaminada, o monitoramento da qualidade da água e o atendimento às famílias da região.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
02/07/2025
Antes da fama mundial, Shakira fez shows em Goiânia com ingressos a partir de R$ 5
Artista confirmada em megashow gratuito em Copacabana esteve duas vezes na capital goiana nos anos 1990
02/07/2025
Goiânia testa modelo inédito no Brasil para registrar feminicídio como causa de morte
Projeto piloto muda a forma de registro em declarações de óbito e pode influenciar políticas públicas em todo o país
02/07/2025
Maquiador de famosos é investigado por suspeita de desviar quase R$ 300 mil de salão em Goiânia
Polícia Civil apura transferências bancárias feitas durante sociedade e investiga se houve crime ou apenas conflito comercial
02/07/2025
Santander promove leilão on-line com mais de 1,1 mil imóveis; Goiás tem 113 oportunidades
Evento ocorre no dia 3 de março e reúne casas, apartamentos, terrenos e imóveis comerciais em vários estados