Canva
Pelo menos sete prefeituras de Goiás sofreram ataques cibernéticos nos últimos três anos, acumulando prejuízos que se aproximam de R$ 8 milhões. Os casos foram registrados entre 2024 e 2026 e atingiram contas bancárias municipais mantidas na Caixa Econômica Federal, segundo levantamento da Associação Goiana de Municípios (AGM).
Entre os municípios afetados estão Damianópolis, Nazário, Santa Rita do Araguaia, Lagoa Santa, Castelândia, Cromínia e Caçu. Somente nesta última cidade, os criminosos conseguiram retirar R$ 3 milhões. Parte do dinheiro, no entanto, foi recuperada posteriormente, reduzindo a perda para R$ 2,4 milhões.
Os prejuízos informados pela AGM são de R$ 400 mil em Damianópolis, R$ 2,8 milhões em Nazário, R$ 1,3 milhão em Santa Rita do Araguaia, R$ 150 mil em Lagoa Santa, R$ 496 mil em Castelândia, R$ 406 mil em Cromínia e R$ 3 milhões em Caçu, dos quais R$ 600 mil retornaram aos cofres públicos.
A mobilização dos prefeitos ganhou força após o caso de Caçu. Segundo a associação, a iniciativa partiu do prefeito Kelson Souza Vilarinho, que buscou apoio para discutir medidas diante das sucessivas invasões.
Em Nazário, o prefeito João Batista de Oliveira relatou que o município havia acabado de concluir uma obra de recapeamento quando descobriu o desaparecimento dos recursos que seriam utilizados para os pagamentos. Segundo ele, a perda financeira afetou diretamente compromissos da prefeitura, como repasses a fornecedores, aquisição de medicamentos e pagamento de profissionais da saúde, além de gerar dificuldades na prestação de contas.
A AGM informou ainda que algumas invasões ocorreram durante a noite, após as 23h. Depois de acessar as contas, os criminosos faziam diversas transferências via Pix em poucos minutos, dificultando a interrupção das operações.
Um dos episódios mais emblemáticos ocorreu em Santa Rita do Araguaia. Em 2025, foi divulgado que os recursos desviados foram distribuídos para diferentes estados brasileiros por meio de 14 transações bancárias realizadas em sequência, com intervalo de apenas alguns segundos entre elas.
Diante da série de ataques, prefeitos participaram, em 9 de junho, de uma reunião em Brasília com representantes da Caixa Econômica Federal. O encontro ocorreu no gabinete do senador Vanderlan Cardoso (PSD), após solicitação dos gestores municipais. Segundo a AGM, o banco informou que os casos seriam analisados individualmente.
Até a última atualização das informações, a Caixa Econômica Federal não havia se manifestado sobre as ocorrências nem sobre as providências adotadas após os ataques.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
25/06/2026
Empresário é investigado após mulher ser espancada enquanto dormia em praça de Pirenópolis
Polícia Civil aponta empresário como suspeito de agredir mulher em situação de rua com socos e chutes
25/06/2026
Preso no Paraguai, Seu Waldemar acumula dívida de mais de R$ 66 mil com filho
Humorista e influenciador tinha mandado de prisão em aberto desde 2025 por atraso no pagamento de pensão alimentícia
25/06/2026
Médico é preso após ameaçar ex e ignorar medida protetiva em Anápolis
Investigação aponta que o suspeito perseguiu a ex-namorada, enviou mensagens intimidatórias e descumpriu decisão judicial
25/06/2026
Maior apreensão em três anos: 7,5 toneladas de maconha são encontradas em caminhão em Goiás
Droga estava escondida em compartimentos falsos que imitavam chapas de MDF; motorista foi preso em flagrante em Rio Verde