Canva
A Universidade Federal de Goiás (UFG) anunciou que voltará a aplicar vestibular próprio em 2025, após uma década utilizando exclusivamente o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A prova será realizada no dia 19 de outubro e preencherá metade das vagas da instituição para o ano letivo de 2026.
Desde 2015, a UFG utilizava somente a nota do Enem para selecionar novos alunos. Com a mudança, os candidatos poderão optar entre o vestibular tradicional e o Sisu. Também haverá um cadastro de reserva com possibilidade de convocação.
O vestibular será realizado em uma única fase, organizada pelo Instituto Verbena. A avaliação contará com 96 questões de múltipla escolha e uma redação. As inscrições serão feitas de 4 de agosto a 5 de setembro, e os pedidos de isenção da taxa poderão ser enviados de 4 a 14 de agosto.
Serão oferecidas 2.209 vagas em mais de 100 cursos de graduação nos campi de Goiânia, Aparecida de Goiânia e cidade de Goiás. Agronomia lidera a oferta, com 70 vagas, seguida de Medicina, com 55.
A reitora Angelita Lima afirmou que o retorno do vestibular fortalece o próprio Sisu, ao adotar critérios semelhantes de avaliação. A universidade também manterá sua política de cotas para alunos de escolas públicas, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
De acordo com o pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade, a retomada do vestibular amplia o acesso, inclusive para quem não fez o Enem, já que os calendários são diferentes.
Calendário do vestibular UFG 2026:
Isenção da taxa: 4 a 14 de agosto
Resultado da isenção: 20 de agosto
Inscrições: 4 de agosto a 5 de setembro
Local da prova: 7 de outubro
Prova: 19 de outubro
Resultado final: 28 de novembro
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Militar disse que colega deveria ligar para o Batman ou Superman; PM confirma que vai apurar o caso
Cristian Batista foi indiciado pela Polícia Civil de Goiás por matar a ex-companheira em Caldas Novas; crime teve motivação passional
Durante congresso da UNE, presidente defendeu soberania nacional e afirmou que só o povo brasileiro decide os rumos do país
Acidente aconteceu durante o campeonato X-Cerrado; falha em equipamento pode ter causado a tragédia