Foto: Divulgação/Promotoria de Caldas Novas
O vereador de Caldas Novas, Claudinho Costa do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a esposa Mayara Rodrigues da Cunha, que era diretora do Departamento Municipal de Arrecadação, foram afastados dos cargos, depois de denúncia do Ministério Público de Goiás (MPGO) durante investigação de uso indevido de recursos financeiros públicos da cidade. O ex-secretário da Fazenda, Mikael Nunes, também estava envolvido no esquema.
Segundo o Ministério Público, os três criaram um esquema de concessão ilegal de benefícios administrativos e ficais que durou de março de 2023 e maio deste ano. Informações falsas eram inseridas no sistema de arrecadação municipal com o intuito de reduzir o valor do Imposto sobre Propriedade Predial (IPTU) de empreendimentos imobiliários.
O vereador Claudinho Costa, foi responsável pela nomeação de Mayara e Mikael. Dessa forma, o vereador poderia comandar de forma ilícita o departamento de arrecadação. Em contrapartida, ele concedia benefícios a esposa e ao servidor da fazenda, se aproveitando do cargo na Câmara.
A denúncia, aponta que Mayara atendia pessoas indicadas por Claudinho e autorizava o parcelamento dos débitos em aberto. Ela também influenciava fiscais de postura e edificação para reduzirem os valores de avaliação dos imóveis, assim diminuindo as taxas dos impostos sobre as propriedades vendidas ou adquiridas pelo esposo.
A Justiça determinou o bloqueio, de forma solidária, do patrimônio de Mikael e Mayara, até o limite de R$ 179.086,66, para assegurar o ressarcimento ao departamento financeiro municipal pelos prejuízos causados por eles.
*Com informações do Jornal 6
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Empresa descumpriu recomendações de saúde pública e expôs população a aglomerações no transporte coletivo.
Sobrinha da vítima e namorado foram localizados em São Paulo; crime chocou moradores de Valparaíso de Goiás.
Mensagem publicada durante evento oficial gerou condenação criminal por crime contra a honra do prefeito Diego Sorgatto.
Ação solidária do Abrigo dos Animais Refugados visa encontrar lares responsáveis para filhotes e adultos, com apoio da comunidade e triagem