Foto: Diomício Gomes/ O Popular
Nesta segunda-feira (08), o prefeito Rogério Cruz (SD) compareceu à Câmara Municipal de Goiânia para apresentar a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2024, referente aos meses de janeiro a abril. Acompanhado pelo secretário de Finanças, Vinícius Henrique Alves, e outros membros do gabinete, Cruz enfrentou questionamentos dos vereadores sobre o pagamento das emendas impositivas previstas para este ano e alegações de favorecimento político a parlamentares de sua base.
De acordo com os dados apresentados, a Prefeitura de Goiânia distribuiu mais emendas impositivas para os vereadores aliados do prefeito do que para os independentes ou de oposição. Até a metade deste ano, a discrepância na distribuição dos recursos é grande, beneficiando os aliados do Paço.
Durante a prestação de contas, foi destacado que a receita total do município aumentou 14,47% nos primeiros meses de 2024 em relação ao mesmo período de 2023, ajustado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). De janeiro a abril, foram arrecadados R$ 2,89 bilhões, comparados aos R$ 2,42 bilhões do ano anterior. Em entrevista, o secretário de Finanças afirmou que ainda é prematuro falar em superávit fiscal nas contas de Goiânia e que um balanço mais preciso será possível apenas ao final dos próximos dois quadrimestres. Ele explicou que o aumento das despesas de custeio acompanhou a melhora na arrecadação.
Respondendo aos questionamentos sobre as emendas impositivas, o prefeito Rogério Cruz assegurou que todas as indicações serão quitadas até o fim do ano. Ele reafirmou o posicionamento do secretário de governo Jovair Arantes (Republicanos), indicando que os repasses ainda pendentes não se devem a favoritismos políticos, mas a questões técnicas, como a falta de documentação necessária.
Fonte: O Popular
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Empresa descumpriu recomendações de saúde pública e expôs população a aglomerações no transporte coletivo.
Sobrinha da vítima e namorado foram localizados em São Paulo; crime chocou moradores de Valparaíso de Goiás.
Mensagem publicada durante evento oficial gerou condenação criminal por crime contra a honra do prefeito Diego Sorgatto.
Ação solidária do Abrigo dos Animais Refugados visa encontrar lares responsáveis para filhotes e adultos, com apoio da comunidade e triagem