Foto: Reprodução
Osvaldo José Seabra Júnior, conhecido como "Osvaldo Cabal" (PL), de 39 anos, tomou posse como vereador eleito na Câmara Municipal de Ceres, em Goiás, mesmo sendo foragido da justiça. Cabal possui um mandado de prisão em aberto desde novembro de 2024.
Uma câmera de segurança registrou o momento em que Cabal formalizou sua posse, no dia 1º de janeiro. As imagens foram divulgadas apenas na última terça-feira (14). No vídeo, ele aparece cumprimentando tranquilamente o presidente da Câmara, Glicério Júnior (DC), e o assessor jurídico Daniel Prados. Sem demonstrar nervosismo, Cabal assina o documento e, em seguida, deixa a sala. Todo o procedimento durou cerca de três minutos.
A posse, no entanto, foi suspensa no dia 9 de janeiro, após o Ministério Público Eleitoral (MPE) pedir a investigação das circunstâncias em que ela ocorreu. Nesta quarta-feira (15), o Ministério Público de Goiás (MPGO) informou que a Câmara de Ceres acatou integralmente a recomendação para anular a posse.
O g1 tentou contato com a defesa de Osvaldo Cabal, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. A Câmara Municipal de Ceres também não se manifestou sobre o desconhecimento da situação jurídica do vereador.
Osvaldo Cabal é alvo de um mandado de prisão preventiva expedido no âmbito da Operação Ephedra, conduzida pelo Ministério Público de Goiás. A operação investiga um esquema de produção e distribuição de rebite, um estimulante amplamente utilizado por caminhoneiros, além de outras drogas. O vereador é suspeito de integrar a organização criminosa e de lavar dinheiro proveniente dessas atividades ilícitas.
Com a anulação da posse e a continuidade das investigações, o Ministério Público segue apurando as responsabilidades do caso. A situação também levanta questionamentos sobre os procedimentos adotados pela Câmara Municipal de Ceres para verificar a elegibilidade dos vereadores eleitos. Enquanto isso, Osvaldo Cabal permanece foragido.
Com informações do G1.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Mensagem publicada durante evento oficial gerou condenação criminal por crime contra a honra do prefeito Diego Sorgatto.
Ação solidária do Abrigo dos Animais Refugados visa encontrar lares responsáveis para filhotes e adultos, com apoio da comunidade e triagem
Polícia aponta inconformismo com separação como principal motivação para o crime, ocorrido na Avenida Perimetral Norte.
A iniciativa da Seccional visa esclarecer os recorrentes atrasos nos repasses e garantir maior transparência e previsibilidade à advocacia