Mundo

1º DE ABRIL: O DIA EM QUE A MENTIRA VIRA TRADIÇÃO PELO MUNDO

POR Redação | 01/04/2025
1º DE ABRIL: O DIA EM QUE A MENTIRA VIRA TRADIÇÃO PELO MUNDO

Foto: Agência Brasil

C

Celebrado em diversos países, o dia 1º de abril é conhecido como o Dia da Mentira ou Dia dos Bobos, e virou sinônimo de pegadinhas, trotes e brincadeiras entre amigos — tudo, claro, sem maldade.

 

Nos Estados Unidos e Inglaterra, a data é chamada de April Fool’s Day. Já na França e na Itália, o nome é mais curioso: Poisson d’Avril (em francês) e Pesce d’Aprile (em italiano), que significa “Peixe de Abril”. Nesses países, é comum crianças colarem peixinhos de papel nas costas dos colegas como forma de pregar peças discretas.

 

A origem da tradição remonta ao século XVI, quando, em 1582, o papa Gregório XIII instituiu o calendário gregoriano, alterando a data do ano novo para 1º de janeiro. Alguns povos continuaram comemorando no fim de março e começo de abril, tornando-se alvos de piadas por estarem “atrasados”, o que acabou popularizando o 1º de abril como o “ano novo falso”.

 

Outra possível origem remonta à Roma Antiga, com o festival de Hilária, realizado em março em homenagem à deusa Cibele, a “Mãe dos Deuses”. A festa era marcada por disfarces e celebrações alegres, muito parecidas com o espírito do Dia da Mentira.

 

No Brasil, a tradição começou em 1828, quando o jornal mineiro “A Mentira” publicou uma edição no dia 1º de abril com uma manchete falsa sobre a morte de Dom Pedro I. A notícia chamou atenção — e revelou-se uma brincadeira.

 

Pegadinhas famosas no mundo

 

Nem só amigos entram na brincadeira. Empresas e veículos de imprensa já aproveitaram o 1º de abril para confundir o público de forma bem-humorada:

 

  • Em 1980, a BBC noticiou que o relógio Big Ben deixaria os ponteiros de lado e adotaria um mostrador digital. A emissora ainda prometeu os ponteiros antigos ao primeiro ouvinte que ligasse para a rádio.

 

  • Já em 1992, a NPR (National Public Radio), nos EUA, transmitiu uma falsa entrevista com o ex-presidente Richard Nixon, onde ele dizia que se candidataria novamente. A voz, na verdade, era do comediante Rich Little, e o trote gerou indignação entre os ouvintes até que a verdade foi revelada.

 

Com informações de Agência Brasil.

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Mundo 01/04/2025 Samsung planeja brincos, colares e óculos inteligentes com IA integrada

Empresa sul-coreana quer criar dispositivos vestíveis mais discretos, com foco em comandos de voz, sensores e integração total ao corpo

Mundo 01/04/2025 Coca-Cola anuncia lançamento de versão adoçada com açúcar de cana nos Estados Unidos após pressão de Trump

Empresa confirma plano após pressão do governo Trump e amplia opções ao consumidor com adoçantes diferentes

Mundo 01/04/2025 Homem morre após ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Vítima usava colar metálico e entrou sem autorização na sala onde um familiar passava por exame. Caso aconteceu em Long Island, Nova York.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES