Foto: Agência Brasil
Celebrado em diversos países, o dia 1º de abril é conhecido como o Dia da Mentira ou Dia dos Bobos, e virou sinônimo de pegadinhas, trotes e brincadeiras entre amigos — tudo, claro, sem maldade.
Nos Estados Unidos e Inglaterra, a data é chamada de April Fool’s Day. Já na França e na Itália, o nome é mais curioso: Poisson d’Avril (em francês) e Pesce d’Aprile (em italiano), que significa “Peixe de Abril”. Nesses países, é comum crianças colarem peixinhos de papel nas costas dos colegas como forma de pregar peças discretas.
A origem da tradição remonta ao século XVI, quando, em 1582, o papa Gregório XIII instituiu o calendário gregoriano, alterando a data do ano novo para 1º de janeiro. Alguns povos continuaram comemorando no fim de março e começo de abril, tornando-se alvos de piadas por estarem “atrasados”, o que acabou popularizando o 1º de abril como o “ano novo falso”.
Outra possível origem remonta à Roma Antiga, com o festival de Hilária, realizado em março em homenagem à deusa Cibele, a “Mãe dos Deuses”. A festa era marcada por disfarces e celebrações alegres, muito parecidas com o espírito do Dia da Mentira.
No Brasil, a tradição começou em 1828, quando o jornal mineiro “A Mentira” publicou uma edição no dia 1º de abril com uma manchete falsa sobre a morte de Dom Pedro I. A notícia chamou atenção — e revelou-se uma brincadeira.
Pegadinhas famosas no mundo
Nem só amigos entram na brincadeira. Empresas e veículos de imprensa já aproveitaram o 1º de abril para confundir o público de forma bem-humorada:
Com informações de Agência Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Famílias com baixa renda já podem se candidatar ao programa estadual que oferece habitação gratuita por meio da Agehab.
Vagas contemplam áreas como comércio, construção e serviços, com benefícios e possibilidade de agendamento online pelo app Prefeitura 24h.