Foto: Freepik
O grande apagão que atingiu parte da Europa na segunda-feira (28/4) deixou milhares de pessoas em estado de alerta. Sem explicações claras sobre o motivo da queda de energia, cresce a insegurança em relação à oferta de alimentos, transporte e serviços básicos.
A interrupção no fornecimento elétrico começou por volta das 12h30 no horário local (7h30 de Brasília) e afetou toda a Península Ibérica, trazendo transtornos para moradores de Espanha, Portugal e parte da França. Trens, linhas de metrô e aeroportos internacionais também foram impactados.
O que já se sabe sobre o caso
Uma das principais hipóteses levantadas é a de um ciberataque. A possibilidade ganhou força depois que a União Europeia havia recomendado que a população preparasse um “kit de emergência de no mínimo três dias”, pouco antes da falha elétrica. A brasileira Erika Santos relatou ao portal Metrópoles que a orientação deixou a população em alerta.
Além disso, no final de março, a União Europeia divulgou um plano chamado "Estratégia da União de Preparação", citando ameaças cibernéticas como um dos grandes desafios para o continente.
O ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, chegou a mencionar a possibilidade de um ataque virtual. No entanto, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, negou qualquer relação entre ciberataques e o apagão.
Outra teoria, a de que um fenômeno natural raro teria causado a falha, foi desmentida pela operadora portuguesa REN.
Diante da situação, o Ministério do Interior da Espanha decretou estado de emergência nas regiões afetadas, permitindo que localidades solicitem apoio conforme necessário.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Mulher, filha e cunhada foram resgatadas pela polícia sem ferimentos; suspeito está foragido.
Técnico português se separou de Maria Marques e passa temporada em Doha ao lado de Hanna Santos, neta de Nilton Santos.
Trabalhadores do MinC e de instituições ligadas cruzam os braços em demanda por plano de carreira e melhores condições.