Imagem: reprodução/Corpo de Bombeiros
A fumaça dos incêndios que acontecem no Brasil podem chegar à Argentina e ao Uruguai. Segundo os meteorologistas, até o fim da semana as capitais vizinhas podem ter o céu encoberto.
Os especialistas, consultados pelo g1, apontam que a fumaça está vindo, principalmente, da região sul da Amazônia, que inclui os estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso. Também há incêndios na parte boliviana da floresta. A Amazônia Legal registra o maior número de focos de fogo em 19 anos.
Segundo pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Karla Longo, afirmou que a fumaça pode ter uma extensão de quase 5 milhões de quilômetros quadrados. Isso é quase (60%) de todo o território nacional.
A fuligem começou a se espalhar em agosto e, desde então, permanece na atmosfera, sendo arrastada pelos ventos. Desde o fim de semana, a quantidade de fumaça se intensificou e nesta segunda-feira (9) o céu permanece acinzentado.
Enquanto houver fogo, a fumaça continuará sobre o país. No entanto, com a onda de calor e sem a expectativa de novas frentes frias que arrastem a fuligem, ela deve continuar a encobrir o país, sem expectativa de desaparecer.
O pior cenário deve ser no Sul do país, entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Com informações G1
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Vagas contemplam áreas como comércio, construção e serviços, com benefícios e possibilidade de agendamento online pelo app Prefeitura 24h.
Hyundai Creta saiu da pista com cinco ocupantes; vítima fatal tinha 70 anos e outras quatro foram levadas ao hospital