Imagem: freepik
Entrou em vigor na Austrália a lei conhecida como “direito de desconectar”, que oferece aos trabalhadores o direito de não responder mensagens de chefes e coordenadores fora do expediente. A regra respalda, principalmente, as pessoas que se sentem forçadas a atender as chamadas ou responder às mensagens dos empregadores, por medo de serem punidos pelos chefes.
A lei não proíbe empregadores de contatar trabalhadores após o expediente. Em vez disso, dá aos funcionários o direito de não responder, a menos que sua recusa seja considerada irracional.
Segundo a BBC, uma pesquisa publicada no ano passado estimou que os australianos trabalhavam em média 281 horas extras não remuneradas anualmente.
As organizações que representam trabalhadores concordaram em aceitar a mudança. Ela “dará poder aos trabalhadores para recusar contato irracional de trabalho feito fora do expediente e permitirá maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, disse o Conselho Australiano de Sindicatos.
Com informações BBC News
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
29/08/2024
Casamentos caros têm mais chance de acabar em divórcio, aponta pesquisa
Estudo com mais de 3 mil pessoas mostra que cerimônias luxuosas e anéis caros podem aumentar o risco de separação
29/08/2024
Como o café pode aumentar o bem-estar e trazer sensação de felicidade
Estudo explica os efeitos da cafeína, dopamina e serotonina no corpo, mostrando como pequenas doses podem melhorar o humor e a concentração.
29/08/2024
Estudo revela que massagem nos pés pode fortalecer o vínculo emocional entre casais
Pesquisa mostra que o toque afetuoso estimula áreas do cérebro ligadas ao prazer e à confiança, aumentando o sentimento de gratidão
29/08/2024
No Japão, pessoas são pagas para elogiá-lo em público e reforçar imagem profissional
Serviço faz parte de um mercado curioso que oferece desde colegas de trabalho falsos até namorados de mentira.