Imagem: freepik
Entrou em vigor na Austrália a lei conhecida como “direito de desconectar”, que oferece aos trabalhadores o direito de não responder mensagens de chefes e coordenadores fora do expediente. A regra respalda, principalmente, as pessoas que se sentem forçadas a atender as chamadas ou responder às mensagens dos empregadores, por medo de serem punidos pelos chefes.
A lei não proíbe empregadores de contatar trabalhadores após o expediente. Em vez disso, dá aos funcionários o direito de não responder, a menos que sua recusa seja considerada irracional.
Segundo a BBC, uma pesquisa publicada no ano passado estimou que os australianos trabalhavam em média 281 horas extras não remuneradas anualmente.
As organizações que representam trabalhadores concordaram em aceitar a mudança. Ela “dará poder aos trabalhadores para recusar contato irracional de trabalho feito fora do expediente e permitirá maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, disse o Conselho Australiano de Sindicatos.
Com informações BBC News
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Empresa sul-coreana quer criar dispositivos vestíveis mais discretos, com foco em comandos de voz, sensores e integração total ao corpo
Empresa confirma plano após pressão do governo Trump e amplia opções ao consumidor com adoçantes diferentes
Vítima usava colar metálico e entrou sem autorização na sala onde um familiar passava por exame. Caso aconteceu em Long Island, Nova York.