Imagem: freepik
Entrou em vigor na Austrália a lei conhecida como “direito de desconectar”, que oferece aos trabalhadores o direito de não responder mensagens de chefes e coordenadores fora do expediente. A regra respalda, principalmente, as pessoas que se sentem forçadas a atender as chamadas ou responder às mensagens dos empregadores, por medo de serem punidos pelos chefes.
A lei não proíbe empregadores de contatar trabalhadores após o expediente. Em vez disso, dá aos funcionários o direito de não responder, a menos que sua recusa seja considerada irracional.
Segundo a BBC, uma pesquisa publicada no ano passado estimou que os australianos trabalhavam em média 281 horas extras não remuneradas anualmente.
As organizações que representam trabalhadores concordaram em aceitar a mudança. Ela “dará poder aos trabalhadores para recusar contato irracional de trabalho feito fora do expediente e permitirá maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, disse o Conselho Australiano de Sindicatos.
Com informações BBC News
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
29/08/2024
Dormir bem é determinante para a longevidade, aponta estudo
Pesquisa revela que sono de qualidade tem impacto maior na expectativa de vida do que exercícios ou alimentação
29/08/2024
Teoria da cadeira viraliza ao propor teste simples para identificar relações saudáveis
Conceito compartilhado por influenciadora nas redes sociais levanta debate sobre apoio emocional, respeito e limites nos relacionamentos.
29/08/2024
Estudo aponta que jejum periódico pode reforçar tratamento de câncer de mama
Pesquisa com camundongos indica que a restrição alimentar pode aumentar a eficácia da terapia hormonal em um dos tipos mais comuns da doença