Pexels
Um novo estudo publicado na revista Exploratory Research and Hypothesis in Medicine sugere que o beijo pode influenciar diretamente a saúde mental de uma pessoa. A pesquisa, conduzida pelo físico e pesquisador iraniano Reza Rastmanesh, membro da American Physical Society, avaliou 1.740 casais em clínicas de Teerã, no Irã.
Os casais foram divididos entre saudáveis e com histórico de transtornos como ansiedade, depressão e distúrbios do sono. Análises da saliva dos participantes mostraram que parceiros considerados saudáveis começaram a apresentar alterações hormonais e bacterianas após meses de contato com o parceiro adoecido.
Segundo os dados, a microbiota bucal de quem sofria de transtornos acabou se refletindo no parceiro, com aumento de bactérias como Clostridia, Veillonella, Bacillus e Lachnospiraceae — todas já associadas a distúrbios neurológicos. Além disso, foi registrado aumento nos níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, nos cônjuges saudáveis.
O estudo conclui que mulheres foram mais suscetíveis às mudanças e defende que o tratamento de transtornos mentais deve considerar também o parceiro íntimo do paciente.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
25/06/2025
Milionário gasta US$ 400 mil para projetar gatinhos dançantes na maior tela de Las Vegas
Estrutura da Sphere, com 111 metros de altura e 157 de largura, virou palco de espetáculo felino graças a investimento milionário.
25/06/2025
Dieta rica em gordura pode afetar a memória em apenas quatro dias, aponta estudo
Pesquisadores descobriram que o consumo frequente de fast-food interfere no uso de glicose pelo cérebro e pode causar prejuízos temporários
25/06/2025
Australiano fatura mais de 200 mil dólares australianos por ano com vídeos inusitados
Ex-carpinteiro transformou fetiche improvável em carreira de sucesso no OnlyFans, com nicho curioso de assinantes.