Canva
Estudos científicos têm apontado que beijos e demonstrações de afeto entre casais produzem efeitos positivos no organismo. Um dos principais benefícios está na liberação da ocitocina, hormônio conhecido por fortalecer vínculos emocionais e promover sensações de segurança e bem-estar. Além disso, o beijo também ajuda a reduzir o cortisol, responsável pelo aumento do estresse.
Pesquisadores do Western Journal of Communication revelaram que casais que intensificam o contato físico, como beijos e carinhos, tendem a apresentar níveis mais baixos de estresse e até de colesterol.
Outro estudo, conduzido pela Universidade de Barcelona, aponta que o beijo estimula a liberação de neurotransmissores como dopamina e serotonina, ligados ao prazer, e epinefrina, hormônio que acelera os batimentos cardíacos e melhora o tônus muscular.
Os dados reforçam que o beijo, além de um ato íntimo e afetivo, também tem impacto direto na saúde física e emocional, atuando como um aliado no equilíbrio hormonal e no bem-estar geral.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Artista goiano estava em situação imigratória irregular há quase oito anos e foi detido por agentes do ICE em Friday Harbor