Foto: Reprodução/Poder360
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu um convite pessoal do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para a cerimônia de posse, marcada para 20 de janeiro em Washington.
No entanto, a sua presença depende da autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). A defesa de Bolsonaro planeja ao ministro Alexandre de Moraes um pedido de liberação de sua passaporte, que está retido pela Polícia Federal desde o ano passado.
Aliados de Bolsonaro alertam que uma negativa do ministro pode gerar diplomáticas indiretas entre o STF e o governo de Trump, e a situação está sendo acompanhada de perto por representantes de ambos os lados.
Este não é o primeiro episódio envolvendo o STF e figuras internacionais. Em abril de 2024, o tribunal incluiu o nome do bilionário Elon Musk, dono da plataforma X, no inquérito sobre milícias digitais. Em resposta, Trump anunciou em novembro que Musk comandará o Departamento de Eficiência do Governo Trump em sua administração.
A decisão de Moraes é aguardada com atenção, pois pode impactar tanto a política interna do Brasil quanto as relações diplomáticas com os Estados Unidos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
08/01/2025
Casamentos caros têm mais chance de acabar em divórcio, aponta pesquisa
Estudo com mais de 3 mil pessoas mostra que cerimônias luxuosas e anéis caros podem aumentar o risco de separação
08/01/2025
Como o café pode aumentar o bem-estar e trazer sensação de felicidade
Estudo explica os efeitos da cafeína, dopamina e serotonina no corpo, mostrando como pequenas doses podem melhorar o humor e a concentração.
08/01/2025
Estudo revela que massagem nos pés pode fortalecer o vínculo emocional entre casais
Pesquisa mostra que o toque afetuoso estimula áreas do cérebro ligadas ao prazer e à confiança, aumentando o sentimento de gratidão
08/01/2025
No Japão, pessoas são pagas para elogiá-lo em público e reforçar imagem profissional
Serviço faz parte de um mercado curioso que oferece desde colegas de trabalho falsos até namorados de mentira.