Foto: CNS/cortesia da Causa da Santidade de Carlo Acutis)
O jovem italiano Carlo Acutis, conhecido como o “influencer de Deus”, foi canonizado neste domingo (7) pelo papa Leão XIV, tornando-se o primeiro santo da geração millennial. A cerimônia solene ocorreu na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e reuniu milhares de fiéis de diferentes países.
Durante a missa, também foi proclamado santo o estudante leigo Pier Giorgio Frassati (1901-1925). O anúncio foi recebido com fortes aplausos. Entre os presentes estavam o presidente da Itália, Sergio Mattarella, além da família de Carlo. Sua mãe, Antonia Salzano, levou ao altar um relicário com um fragmento do coração do filho.
Carlo nasceu em Londres, em 1991, mas cresceu em Milão. Aos 7 anos, após a primeira comunhão, passou a dedicar-se intensamente à fé, tornando a Eucaristia o centro da sua vida espiritual. Apaixonado por tecnologia, criou um site multilíngue sobre milagres eucarísticos, que lhe rendeu o apelido de “influencer de Deus”.
Em 2006, foi diagnosticado com uma leucemia agressiva e faleceu aos 15 anos. Desde então, sua figura passou a inspirar jovens católicos em todo o mundo. Seu corpo está exposto na Basílica de São Francisco de Assis, em trajes comuns, como jeans e tênis, reforçando sua imagem de proximidade com a juventude.
A canonização foi possível após o reconhecimento de dois milagres atribuídos à sua intercessão: a cura de uma criança brasileira com malformação no pâncreas e a recuperação de uma jovem da Costa Rica após grave traumatismo craniano.
Carlo Acutis havia sido beatificado em 2020. A canonização, que estava prevista para o início de 2025, foi adiada após a morte do papa Francisco em abril. Francisco foi um grande defensor da santificação do jovem, destacando sua importância para aproximar os jovens da fé em meio aos desafios da era digital.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.