Foto: CNN Brasil
Funcionários do Vaticano instalaram nesta sexta-feira (2) a tradicional chaminé no telhado da Capela Sistina, sinal de que o conclave para eleger o novo papa está prestes a começar. A reunião secreta terá início no dia 7 de maio, com a participação de 133 cardeais, dos quais cerca de 80% foram nomeados pelo papa Francisco.
A chaminé, visível da Praça de São Pedro, será usada para emitir fumaça preta — indicando que nenhum nome foi escolhido — ou fumaça branca, quando houver consenso e um novo papa for eleito. Esse será o 267º pontífice da história da Igreja Católica, que atualmente reúne cerca de 1,4 bilhão de fiéis no mundo.
O tubo metálico, com cor de ferrugem, foi instalado sobre as telhas de terracota da Capela Sistina, construída no século XV e famosa pelos afrescos de Michelangelo. A expectativa é que milhares de pessoas acompanhem da praça cada momento do conclave.
Francisco, que faleceu em 21 de abril, liderava a Igreja desde 2013 e entrou para a história como o primeiro papa da América. Nos dois últimos conclaves, realizados em 2005 e 2013, a escolha do novo pontífice foi definida já no segundo dia de votação.
Com informações de CNN Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Empresa sul-coreana quer criar dispositivos vestíveis mais discretos, com foco em comandos de voz, sensores e integração total ao corpo
Empresa confirma plano após pressão do governo Trump e amplia opções ao consumidor com adoçantes diferentes
Vítima usava colar metálico e entrou sem autorização na sala onde um familiar passava por exame. Caso aconteceu em Long Island, Nova York.