Estudo mostra que limitar açúcar na gravidez e infância reduz risco de doenças do coração

POR Redação | 06/12/2025
Estudo mostra que limitar açúcar na gravidez e infância reduz risco de doenças do coração

Canva

L

Limitar o consumo de açúcar durante a gestação e nos primeiros mil dias de vida do bebê — aproximadamente até os 2 anos e meio — pode reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares na idade adulta. É o que aponta um estudo publicado em outubro na revista científica The BMJ, realizado no Reino Unido.

 

A pesquisa analisou cerca de 63 mil adultos nascidos no início da década de 1950. Na época, entre 1942 e 1953, o governo britânico aplicou um racionamento de açúcar devido à Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1954. Os pesquisadores compararam indivíduos expostos e não expostos ao açúcar nos primeiros anos de vida.

 

Os resultados mostram que crianças que não tiveram contato precoce com açúcar apresentaram, na vida adulta, risco reduzido de ataques cardíacos em 25%, insuficiência cardíaca em 26%, arritmias em 24%, acidentes vasculares cerebrais (AVC) em 31% e outras doenças cardiovasculares em geral em 20%, em comparação com quem consumiu açúcar regularmente desde cedo.

 

Segundo os especialistas, a proteção ocorre porque os primeiros mil dias de vida correspondem a uma fase em que os órgãos e sistemas biológicos estão em formação. A ingestão reduzida de açúcar nesse período ajuda a prevenir alterações que, em excesso, podem levar a diabetes, obesidade e outras doenças crônicas.

 

Atualmente, diretrizes de saúde recomendam limitar a ingestão de açúcar durante a gestação e nos primeiros anos de vida da criança, reforçando a importância da prevenção precoce. Os pesquisadores destacam ainda que futuros estudos podem aprofundar a relação entre dieta, fatores genéticos e estilo de vida para estratégias de prevenção mais personalizadas.

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Mundo 06/12/2025 Dormir bem é determinante para a longevidade, aponta estudo

Pesquisa revela que sono de qualidade tem impacto maior na expectativa de vida do que exercícios ou alimentação

Mundo 06/12/2025 “Teoria da cadeira” viraliza ao propor teste simples para identificar relações saudáveis

Conceito compartilhado por influenciadora nas redes sociais levanta debate sobre apoio emocional, respeito e limites nos relacionamentos.

Mundo 06/12/2025 Estudo aponta que jejum periódico pode reforçar tratamento de câncer de mama

Pesquisa com camundongos indica que a restrição alimentar pode aumentar a eficácia da terapia hormonal em um dos tipos mais comuns da doença

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES