Estudo revela que cheiros familiares ajudam a recuperar memórias e aliviar sintomas da depressão

POR Redação | 06/07/2025
Estudo revela que cheiros familiares ajudam a recuperar memórias e aliviar sintomas da depressão

Canva

P

Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh descobriram que cheiros familiares são mais eficazes do que palavras para ajudar pessoas com depressão a recuperar memórias autobiográficas específicas. O estudo foi publicado na revista científica JAMA Network Open e traz novas possibilidades para o tratamento da doença.

 

A pesquisa, liderada pela neurocientista Kymberly Young, utilizou frascos com aromas intensos como café, baunilha, lavanda, óleo de coco e até cera de sapato, para estimular a memória de participantes com sintomas depressivos. Os cheiros provocaram lembranças mais vívidas, detalhadas e positivas do que estímulos verbais.

 

Essa eficácia está relacionada à forma como o cérebro processa odores. O bulbo olfatório, que reconhece os cheiros, tem conexão direta com a amígdala, região ligada à memória emocional e ao humor — o que ajuda a evocar lembranças com maior carga afetiva.

 

Segundo Young, ativar essas memórias específicas pode ajudar a melhorar a regulação emocional e a tomada de decisões, funções muitas vezes afetadas pela depressão. Ela planeja novos estudos com exames de imagem cerebral para aprofundar o tema.

 

Os achados abrem caminho para o uso de aromas em psicoterapia ou mesmo no cotidiano, como uma intervenção natural e de baixo custo para quem enfrenta a depressão.

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Mundo 06/07/2025 Samsung planeja brincos, colares e óculos inteligentes com IA integrada

Empresa sul-coreana quer criar dispositivos vestíveis mais discretos, com foco em comandos de voz, sensores e integração total ao corpo

Mundo 06/07/2025 Coca-Cola anuncia lançamento de versão adoçada com açúcar de cana nos Estados Unidos após pressão de Trump

Empresa confirma plano após pressão do governo Trump e amplia opções ao consumidor com adoçantes diferentes

Mundo 06/07/2025 Homem morre após ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Vítima usava colar metálico e entrou sem autorização na sala onde um familiar passava por exame. Caso aconteceu em Long Island, Nova York.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES