Ministério da Justiça da França/BFM TV
O ministro da Justiça da França, Gérald Darmanin, anunciou no último domingo (18) a construção de uma prisão de segurança máxima em plena floresta amazônica, no território da Guiana Francesa. A unidade será erguida em Saint-Laurent-du-Maroni, na fronteira com o Suriname, próxima à antiga colônia penal da Ilha do Diabo, que inspirou o filme Papillon (1973).
Com capacidade para 500 detentos, sendo 60 deles de segurança máxima, o presídio pretende abrigar chefes do tráfico de drogas e radicais islâmicos. Segundo Darmanin, o objetivo é enfrentar o avanço do crime organizado e aliviar a superlotação carcerária na região.
A Guiana Francesa é considerada um ponto estratégico no tráfico internacional de cocaína, sendo rota de saída da droga sul-americana com destino à Europa. O território ultramarino francês apresenta uma taxa de homicídios de 18,4 por 100 mil habitantes — bem superior à da França continental, que registra 1,2 por 100 mil.
Atualmente, 49 traficantes de alto escalão estão presos em unidades da Guiana Francesa e de outros territórios ultramarinos, mas, segundo o ministro, as condições de segurança para esses detentos são insuficientes.
Além das celas, o novo complexo contará com um tribunal e terá investimento estimado em 400 milhões de euros (aproximadamente R$ 2,2 bilhões). Imagens preliminares do projeto já foram divulgadas e causaram ampla repercussão nas redes sociais, inclusive no Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
22/05/2025
Casamentos caros têm mais chance de acabar em divórcio, aponta pesquisa
Estudo com mais de 3 mil pessoas mostra que cerimônias luxuosas e anéis caros podem aumentar o risco de separação
22/05/2025
Como o café pode aumentar o bem-estar e trazer sensação de felicidade
Estudo explica os efeitos da cafeína, dopamina e serotonina no corpo, mostrando como pequenas doses podem melhorar o humor e a concentração.
22/05/2025
Estudo revela que massagem nos pés pode fortalecer o vínculo emocional entre casais
Pesquisa mostra que o toque afetuoso estimula áreas do cérebro ligadas ao prazer e à confiança, aumentando o sentimento de gratidão
22/05/2025
No Japão, pessoas são pagas para elogiá-lo em público e reforçar imagem profissional
Serviço faz parte de um mercado curioso que oferece desde colegas de trabalho falsos até namorados de mentira.