Foto: Júnior Guimarães
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, iniciou sua agenda oficial na Missão Índia nesta segunda-feira (10/2), destacando temas como tecnologia, inovação, inteligência artificial e combustíveis renováveis.
Logo após desembarcar no país asiático, Caiado se reuniu com o ministro de Comércio e Indústria da Índia, Jitin Prasada, para formalizar a intenção de parcerias estratégicas e troca de experiências entre Goiás e o governo indiano.
Acompanhado por secretários e auxiliares, o governador conduziu um encontro produtivo que resultou na designação de três servidores indianos para acompanhar as tratativas com Goiás. "Foi uma reunião extremamente produtiva", afirmou Caiado, destacando que o diálogo durou mais de uma hora.
Entre os temas abordados, os indianos detalharam os avanços na produção local de biocombustíveis, com destaque para o etanol obtido a partir de resíduos de arroz, uma alternativa viável para um país sem petróleo. O governador, por sua vez, apresentou a capacidade produtiva goiana e os avanços do estado na produção de biometano.
Outro ponto debatido foi o sistema de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) da Índia e o modelo de microcrédito em vigor no país. Caiado também destacou a tecnologia aplicada na área da saúde, mencionando que quase um bilhão de indianos são monitorados por celular, o que permite um acompanhamento eficiente da população.
A Missão Índia seguirá até 21 de fevereiro, com o objetivo de fortalecer relações comerciais e atrair investimentos para Goiás. A agenda inclui cerca de 20 compromissos oficiais na primeira semana, entre eles reuniões com os ministros indianos Shri Shivraj Singh Chouhan (Agricultura) e Shri S. P. Singh Baghel (Pecuária). Além disso, Caiado participará do Painel de Lideranças da India Energy Week 2025 e de um encontro com a Federação Indiana de Exportação e líderes da indústria (FIEO).
Com informações Agência Cora.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Vagas contemplam áreas como comércio, construção e serviços, com benefícios e possibilidade de agendamento online pelo app Prefeitura 24h.
Hyundai Creta saiu da pista com cinco ocupantes; vítima fatal tinha 70 anos e outras quatro foram levadas ao hospital