Foto: Reprodução
Nesta quarta-feira (6), o Japão relembra os 80 anos do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima, um dos episódios mais devastadores da história da humanidade. O ataque, realizado pelos Estados Unidos em 6 de agosto de 1945, matou cerca de 140 mil pessoas. Três dias depois, Nagasaki também foi atingida, com outras 74 mil mortes.
A tragédia marcou o fim da Segunda Guerra Mundial e segue sendo o único uso de armas nucleares em conflitos. Sobreviventes das explosões enfrentaram estigmas e traumas duradouros.
Para marcar a data, Hiroshima recebeu representantes de 120 países e regiões, incluindo França, Irã, Palestina e Taiwan. Potências como Rússia, China e Paquistão optaram por não comparecer.
Durante a cerimônia, o prefeito Kazumi Matsui alertou sobre os riscos da escalada militar global, citando os conflitos atuais. No centro de Hiroshima, o domo metálico que resistiu à explosão permanece como símbolo da paz e da memória.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
06/08/2025
Casamentos caros têm mais chance de acabar em divórcio, aponta pesquisa
Estudo com mais de 3 mil pessoas mostra que cerimônias luxuosas e anéis caros podem aumentar o risco de separação
06/08/2025
Como o café pode aumentar o bem-estar e trazer sensação de felicidade
Estudo explica os efeitos da cafeína, dopamina e serotonina no corpo, mostrando como pequenas doses podem melhorar o humor e a concentração.
06/08/2025
Estudo revela que massagem nos pés pode fortalecer o vínculo emocional entre casais
Pesquisa mostra que o toque afetuoso estimula áreas do cérebro ligadas ao prazer e à confiança, aumentando o sentimento de gratidão
06/08/2025
No Japão, pessoas são pagas para elogiá-lo em público e reforçar imagem profissional
Serviço faz parte de um mercado curioso que oferece desde colegas de trabalho falsos até namorados de mentira.