Imagem: reprodução/governo federal
Em entrevista ao canal francês TF1, neste sábado (02), o presidente Lula defendeu a tributação mundial sobre 2% das fortunas dos super-ricos.
O presidente afirmou ao jornalista que a pauta está circulando no governo há alguns anos com alíquotas variando de 0,5% até 1% para fortunas de pessoas físicas com patrimônio líquido superior a oito mil vezes o limite de isenção do Imposto de Renda, mas que faz referência à situação interna.
Perguntado pelo jornalista sobre como a França e a Europa poderiam se tornar mais independentes dos Estados Unidos através da economia, Lula falou sobre a tributação das grandes fortunas.
“Nós temos 3 mil pessoas no mundo que detêm uma fortuna de 15 trilhões de dólares. Não é possível que a gente não tenha competência de fazer com que essas pessoas paguem um tributo para que a gente possa arrecadar dinheiro para acabar com a fome e com as mazelas que hoje persistem na humanidade”, afirmou Lula.
"Veja, nós estamos propondo uma tributação dos muito ricos de 2%. Se essa tributação acontecer, a gente pode arrecadar de 250 a 300 bilhões de dólares, dinheiro suficiente para que a gente possa combater a pobreza e acabar com o flagelo que vivem milhões de pessoas no mundo. E eu acho que a Europa tem um papel extremamente importante”, defendeu o presidente.
Com informações Diário de Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
04/11/2024
Casamentos caros têm mais chance de acabar em divórcio, aponta pesquisa
Estudo com mais de 3 mil pessoas mostra que cerimônias luxuosas e anéis caros podem aumentar o risco de separação
04/11/2024
Como o café pode aumentar o bem-estar e trazer sensação de felicidade
Estudo explica os efeitos da cafeína, dopamina e serotonina no corpo, mostrando como pequenas doses podem melhorar o humor e a concentração.
04/11/2024
Estudo revela que massagem nos pés pode fortalecer o vínculo emocional entre casais
Pesquisa mostra que o toque afetuoso estimula áreas do cérebro ligadas ao prazer e à confiança, aumentando o sentimento de gratidão
04/11/2024
No Japão, pessoas são pagas para elogiá-lo em público e reforçar imagem profissional
Serviço faz parte de um mercado curioso que oferece desde colegas de trabalho falsos até namorados de mentira.