Canva
Mais de um terço dos homens norte-americanos (38%) prefere enfrentar situações estressantes do dia a dia, como trânsito ou derrotas do time do coração, a conversar sobre a saúde da próstata. É o que indica pesquisa realizada pela organização de saúde Orlando Health.
O levantamento, feito online com mais de mil homens com 18 anos ou mais, alerta para os riscos de negligenciar cuidados médicos, que podem atrasar o diagnóstico e o tratamento de doenças graves, incluindo o câncer de próstata.
Segundo o urologista Jay Amin, do Orlando Health, a tendência de aumento da próstata está ligada ao envelhecimento, podendo ser influenciada pela genética e pelos hormônios do corpo. Entre os sintomas de alerta estão frequência urinária elevada, urgência e dificuldade para urinar.
Apesar do desconforto, muitos homens ainda evitam buscar atendimento médico por tabus, especialmente relacionados ao exame de toque, essencial para rastrear precocemente o câncer de próstata.
Tratamentos e mitos
Ao contrário do que se imagina, o tratamento para câncer de próstata não envolve uso de hormônios femininos. São utilizados bloqueadores da produção natural de testosterona, e a chamada castração química é reversível. O procedimento não inclui retirada de órgãos e a vida sexual pode ser mantida.
Entre os tratamentos minimamente invasivos disponíveis, está o HoLEP, que remove o excesso de tecido prostático com laser de hólmio por via uretral, sem cortes externos e com pouca dor.
O médico destaca que cerca de 60% dos homens apresentam aumento da próstata aos 60 anos, e esse número sobe para 80% aos 80 anos. “Conversar sobre sinais urinários é fundamental para evitar complicações graves”, reforça Amin.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
27/11/2025
Saiba como será 2026 para cada signo do zodíaco
Astrologia indica 2026 como ano de decisões, mudanças e reposicionamento para os signos
27/11/2025
Dormir bem é determinante para a longevidade, aponta estudo
Pesquisa revela que sono de qualidade tem impacto maior na expectativa de vida do que exercícios ou alimentação
27/11/2025
Teoria da cadeira viraliza ao propor teste simples para identificar relações saudáveis
Conceito compartilhado por influenciadora nas redes sociais levanta debate sobre apoio emocional, respeito e limites nos relacionamentos.