Divulgação
Em mais uma entrega inovadora para a advocacia goiana, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) lança, nesta quarta-feira (16), uma novidade no processo de abertura de sociedades. O sistema passa a contar com a inteligência artificial (IA) da Seccional, a ISA – Inteligência de Suporte à Advocacia. O caminho continua sendo pelo Portal do Empreendedor Goiano/RedeSim, a grande mudança está na consulta prévia: uma análise que antes levava até 24 horas agora será concluída em cerca de 17 segundos.
Na prática, os(as) advogados(as) que buscam registrar uma sociedade poderão submeter os documentos diretamente à ferramenta, que executará uma triagem automática dos dados. A iniciativa da Comissão de Sociedade da Ordem integra mais um avanço tecnológico da Seccional goiana.
A secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki, destaca que ”a inteligência artificial não substitui a análise humana definitiva, mas antecipa possíveis erros e agiliza a conferência, otimizando o trabalho dos setores internos e oferecendo mais celeridade à advocacia.”
“É tecnologia de ponta, inovação real e agilidade de verdade, do jeito que a advocacia merece. Queremos uma Ordem cada vez mais moderna, inteligente e ao lado da nossa classe”, complementou a secretária-geral.
Segundo o presidente da comissão, Daniel Augusto Netto, o projeto nasceu da necessidade de simplificar e acelerar o procedimento de registros, um dos serviços mais demandados pela advocacia. “O projeto foi apresentado à equipe do Departamento de TI, bem como o escopo técnico do que a IA precisava realizar. A partir disso, eles desenvolveram uma solução robusta, prática e que representa um avanço real para a categoria”, afirma.
Ele destacou ainda que a iniciativa representa um “avanço real para a categoria, com mais agilidade e eficiência no processo de registro das sociedades”. “E não vamos parar por aqui: nosso próximo objetivo é ampliar essa tecnologia para os pedidos de alteração das sociedades já existentes e, a partir daí, seguir avançando continuamente”, finalizou o presidente.
Tecnologia da Informação
O gerente de Tecnologia da Informação (TI) da OAB-GO, Leonardo Peixoto, ressaltou que a ferramenta foi construída com base em inteligência artificial, treinada a partir de fluxos e regras definidas para a validação do processo, garantindo segurança e precisão na triagem.
A ISA já faz parte de outros projetos da OAB-GO, como a plataforma de serviços para requerimentos online. A funcionalidade exclusiva serve para peticionamentos internos e é impulsionada pela inteligência artificial. A ferramenta auxilia a advocacia no peticionamento a partir da solicitação por escrito, tornando o processo mais prático e eficiente.
Declaração foi dada após os EUA anunciarem taxação de 50% sobre produtos brasileiros