O Oscar 2026 chega cercado de expectativas para o cinema internacional e, especialmente, para o Brasil. Depois de um desempenho considerado histórico na edição anterior, a nova temporada de premiações se desenha como uma das mais promissoras para o país, com destaque para o filme O Agente Secreto.
A lista completa dos indicados será divulgada nesta quinta-feira (22) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O anúncio começa às 10h30 (horário de Brasília) e terá transmissão simultânea, com tradução em português, pelo YouTube do Metrópoles.
Os nomes dos indicados serão anunciados pelos atores Danielle Brooks, de A Cor Púrpura, e Lewis Pullman, de Thunderbolts , marcando oficialmente a contagem regressiva para a 98ª edição do Oscar.
Ao todo, a premiação contempla 24 categorias, com cinco indicados em cada uma. A exceção é a principal disputa da noite, Melhor Filme, que reúne dez produções concorrendo à estatueta.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto aparece como um dos grandes destaques da temporada. De acordo com a revista especializada Variety, o longa pode conquistar até quatro indicações: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Elenco, que inclui Gabriel Domingues.
O Brasil também surge com chances em outras categorias. Entre os nomes cotados estão Apocalipse nos Trópicos e Yanuni, produzido pela brasileira Juma Xipai, na disputa por Melhor Documentário; Amarela, de André Hayato Saito, entre os curtas-metragens; além de brasileiros em categorias técnicas, como Adolpho Veloso, pela fotografia de Sonhos de Trem, e Affonso Gonçalves, pela montagem de Hamnet.
Com produções bem avaliadas e presença crescente no radar da Academia, o cinema brasileiro pode voltar a brilhar na maior premiação do mundo.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.