Mundo

PAÍSES MEMBROS DO G20 APROVARAM A TAXAÇÃO DE SUPER-RICOS

POR | 19/11/2024
PAÍSES MEMBROS DO G20 APROVARAM A TAXAÇÃO DE SUPER-RICOS

Imagem: reprodução/governo federal

O

Os membros do G20 aprovaram uma proposta de tributação onde menciona de forma direta a taxação efetiva das pessoas consideradas super-ricas. O texto foi discutido entre os países nesta segunda-feira (18), e aparece na carta final da cúpula.

 

Em um trecho do documento aprovado é destacado, "com total respeito à soberania tributária, nós procuraremos nos envolver cooperativamente para garantir que indivíduos de patrimônio líquido ultra-alto sejam efetivamente tributados. A cooperação poderia envolver o intercâmbio de melhores práticas, o incentivo a debates em torno de princípios fiscais e a elaboração de mecanismos antievasão, incluindo a abordagem de práticas fiscais potencialmente prejudiciais. Nós estamos ansiosos para continuar a discutir essas questões no G20 e em outros fóruns relevantes, contando com as contribuições técnicas de organizações internacionais relevantes, universidades e especialistas".

 

O Ministério da Fazenda brasileiro apontam que uma taxação de 2% sobre o patrimônio de indivíduos super-ricos poderia gerar US$ 250 bilhões por ano para serem investidos no combate à desigualdade e ao financiamento da transição ecológica. Esse grupo de super-ricos soma cerca de 3 mil pessoas que, juntas, detêm patrimônio de cerca de US$ 15 trilhões, maior que o Produto Interno Bruto (PIB) da maioria dos países. O texto do G20, no entanto, não propõe uma alíquota específica.

 

O G20 é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais (União Africana e a União Europeia). 

 

Com informações Agência Brasil 

 

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Mundo 19/11/2024 Samsung planeja brincos, colares e óculos inteligentes com IA integrada

Empresa sul-coreana quer criar dispositivos vestíveis mais discretos, com foco em comandos de voz, sensores e integração total ao corpo

Mundo 19/11/2024 Coca-Cola anuncia lançamento de versão adoçada com açúcar de cana nos Estados Unidos após pressão de Trump

Empresa confirma plano após pressão do governo Trump e amplia opções ao consumidor com adoçantes diferentes

Mundo 19/11/2024 Homem morre após ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Vítima usava colar metálico e entrou sem autorização na sala onde um familiar passava por exame. Caso aconteceu em Long Island, Nova York.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES