Foto: Reprodução
O primeiro voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos está previsto para chegar ao Brasil nesta sexta-feira (24). A aeronave deve pousar por volta das 20h no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins–MG.
Este é o segundo voo de deportados vindo dos Estados Unidos neste ano. O primeiro ocorreu em 10 de janeiro, antes da posse de Donald Trump como presidente, conforme apuração da CNN.
O retorno dos brasileiros ocorre em um contexto de novas políticas migratórias nos Estados Unidos, anunciadas pelo presidente Trump. Essas medidas visam restringir a entrada e permanência de imigrantes no país. Entre as primeiras ações do governo estão mudanças em programas de entrada legal de imigrantes criados durante a gestão anterior.
Nesta sexta-feira, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, divulgou imagens de imigrantes algemados em fila, embarcando em um avião militar. A publicação, feita no X (antigo Twitter), confirmou o início dos voos de deportação, mas não detalhou as nacionalidades dos deportados.
Nesta semana, Trump anunciou a revogação do direito à cidadania americana para crianças nascidas em solo americano. A medida foi considerada inconstitucional pelo juiz federal John Coughenour, que determinou seu bloqueio temporário.
Na última quarta-feira (22), o presidente assinou uma ordem executiva suspendendo a entrada física de imigrantes ilegais pela fronteira sul dos Estados Unidos com o México.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Famílias com baixa renda já podem se candidatar ao programa estadual que oferece habitação gratuita por meio da Agehab.
Vagas contemplam áreas como comércio, construção e serviços, com benefícios e possibilidade de agendamento online pelo app Prefeitura 24h.