O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (10) uma nova tarifa aduaneira de 35% sobre produtos canadenses, intensificando as tensões comerciais com o país vizinho. A medida, válida a partir de 1º de agosto de 2025, foi comunicada em uma carta enviada ao primeiro-ministro canadense, Mark Carney, e divulgada pela plataforma Truth Social.
Trump criticou a retaliação do Canadá, que aplicou impostos em resposta às tarifas americanas sobre setores como aço, alumínio e automóveis. “Em vez de colaborar com os Estados Unidos, o Canadá tomou represálias com suas próprias tarifas”, escreveu. O presidente ainda afirmou que as tarifas “podem subir ou descer, dependendo da relação entre os países”.
Em resposta, Carney declarou na rede social X que o governo canadense continuará defendendo trabalhadores e empresas nas negociações com os EUA. “Vamos continuar fazendo isso enquanto trabalhamos até a data limite de 1º de agosto”, pontuou.
Desde que voltou à presidência em janeiro, Trump tem endurecido o tom contra Canadá e México, acusando ambos de falhar no combate à imigração ilegal e ao tráfico de fentanil — substância que tem agravado a crise de saúde pública nos EUA. Inicialmente, os dois países foram alvo de sobretaxas de 25%, com isenção parcial para energia canadense.
Apesar de uma trégua pontual com a exclusão de produtos contemplados pelo T-MEC (acordo comercial entre os três países), as tensões persistem. No mês passado, o Canadá recuou na implementação de um imposto sobre serviços digitais, após Trump abandonar as conversas, classificando a medida como “um golpe direto” nos EUA.
O clima tenso impacta o comércio bilateral: segundo autoridades canadenses, em maio, apenas 68,3% das exportações do país tiveram como destino os Estados Unidos — uma das menores taxas registradas.
A carta de Trump surpreende por ter sido enviada mesmo após encontros considerados amistosos entre os dois líderes, como a visita de Carney à Casa Branca em maio e a cúpula do G7 no Canadá, onde aliados pressionaram Trump a recuar na escalada comercial.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Nascimento de dez pinguins-de-humboldt no Zoológico de Chester inclui cuidado parental de dois machos que adotaram filhote rejeitado.
Boneca usa sensor de glicose e foi criada para representar crianças que convivem com a condição crônica